Facilitadores de NRM
- 17 de mai. de 2019
- 3 min de leitura
Atualizado: 9 de ago. de 2022

O NRM é uma abordagem para maximizar as receitas e os lucros da marca e do portfólio de produtos de uma empresa ao longo do tempo.
Para o sucesso de uma estratégia de NRM é necessária uma estratégia disciplinada, análises e execução. Para fazer isso de maneira eficaz, as empresas precisam ser assertivas em vários fatores:
“ Vender a marca certa, na embalagem certa, no momento certo, para o cliente certo e pelo preço certo.
Empresas de FMCG têm cada vez mais acesso a dados internos e externos que podem fornecer as principais contrapartidas no gerenciamento de receita(NRM). Aproveitar esses dados exige uma robusta e disciplinada capacidade de análise que pode refinar os principais insights de NRM das várias fontes de dados disponíveis da empresa, do cliente e do consumidor.
Também requer ativamente o envolvimento de todos os departamentos que afetam o NRM, incluindo marketing, trade marketing, vendas, finanças e gerenciamento da cadeia de suprimentos. Cada um desempenha um papel na otimização e execução das decisões de preço e promoção.
Em empresas bem-sucedidas, o NRM tem um grande impacto nas receitas e na lucratividade. Os benefícios de um preço mais efetivo impactam diretamente nos resultados financeiros ou fornecem fundos para investimento para acelerar seu crescimento.
05 facilitadores das estratégias NRM:
Pessoas e Organização: Se uma empresa pretende fazer uma mudança radical em sua capacidade de NRM em um mercado específico, ela precisa de um proprietário local, com senioridade suficiente para fazer a mudança acontecer. As equipes locais podem ser apoiadas por um “centro de excelência” regional ou global enxuto que impulsiona o desenvolvimento mais amplo de metodologias, ferramentas e melhores práticas.
Processos: O gerenciamento de receita deve ser alimentado pelos insights corretos, mas estes insights somente fazem sentindo, se estiverem disponíveis para as pessoas certas, no momento certo do processo, para que possam influenciar as decisões críticas de gerenciamento de receita.
Ferramentas: Melhores práticas de NRM requerem ferramentas que suportam a tomada de decisões, aproveitando informações de fontes de dados internas e externas. Os avanços nas soluções de BIG DATA e digitais permitem que as empresas de hoje disponibilizem percepções detalhadas e granulares para os gerentes de receita, executivos de vendas, marketing e operações.
KPIs e Dashboards: O que é medido é gerenciável. Os melhores dashboards e KPI’s vão de cima para baixo até níveis de menores de mercado e de marcas individuais, permitindo que cada nível obtenha melhor compreensão dos drivers de desempenho do NRM.
Capacidades: Finalmente, assim como nossos músculos, o NRM requer treinamento para se desenvolver, NRM é uma capacidade que deve ser construída e praticada. As equipes de NRM devem ser treinadas nas metodologias e ferramentas, e as melhores práticas devem ser compartilhadas e atualizadas regularmente. Os processos críticos de NRM devem ser documentados (global e localmente) e usados de forma consistente em toda a organização.
Para o atual ambiente agressivo no varejo em que a demanda é cada vez mais fragmentada, o NRM é um recurso essencial, com análises robustas e disciplinadas em seu núcleo.
Intensificar as capacidades do NRM pode ajudar as empresas de FMCG a garantir que elas não invistam abaixo do que poderiam investir, diminuindo seu próprio desempenho, ou invista além do necessário "deixando dinheiro sobre mesa", e desta forma maximizando todo o potencial de seus portfólios de marca.
Sobre este artigo: Tradução livre de fragmentos do artigo original fonte citada abaixo.
Comentários